Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023001.id540Palavras-chave:
EditorialResumo
Em reportagem publicada no Boletim de Ciências Sociais, de 1954, Claude Lévi-Strauss indicou sua forma de compreender a matemática como uma das manifestações culturais humanas. Ele assegurava que esse conhecimento não escaparia do desespero dos ‘grandes números’, por considerar que as Ciências Sociais têm se abraçado sem esperança em galhos, perdidas em um oceano de números. Podemos considerar que, ao longo de quase sete décadas após essa afirmação de Lévi-Strauss, a Educação Matemática tem evidenciado seu foco de olhar para as relações existentes entre a sociedade, a cognição e a cultura (SCC). Dessa forma, acolhe pressupostos e princípios epistemológicos da Sociologia, da Antropologia, da História e da Psicologia como fatores que possibilitam a compreensão da criação da cultura matemática e suas múltiplas transformações no processo educativo.
Downloads
Métricas
Referências
GPSEM. Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática. IV Escola de Estudos Avançados. Pesquisa em Cultura, História e Educação. Caderno de Programação e Resumos. Belém: UFPA, 2021.
GPSEM. Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática. V Escola de Estudos Avançados. Pesquisa em Cultura, História e Educação. Caderno de Programação e Resumos. Belém: UFPA, 2022.
MENDES, Iran Abreu; FARIAS, Carlos Aldemir (org.). Práticas Socioculturais e Educação Matemática. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2014 (Coleção Contextos da Ciência).
SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Estudos sobre cultura e práticas sociais: contribuições para a formação de professores de matemática. Projeto de pesquisa de Pós-Doutorado Júnior. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Natal, 2013.
SILVA, Carlos Aldemir Farias da; MENDES, Iran Abreu. Estudos sobre cultura e práticas sociais: contribuições para a formação de professores de matemática. XII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). São Paulo, julho 2016, p. 1-12.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 586
- PDF downloads: 289