Dimensions institutionnelle et écologique de l’organisation mathématique «quadrilatères» au second cycle de l’enseignement fondamental au Mali

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023025.id501

Palavras-chave:

Quadrilatères, Epistemologie, Ecologie, Institution, Praxéologie

Resumo

Nous étudions la problématique écologique de l’organisation mathématique «quadrilatères» au second cycle de l’enseignement fondamental malien, sur la période 1960 à 2020, en nous appuyant sur les programmes et les manuels de cette période, ainsi que la théorie Anthropologique du Didactique et aux trois dimensions d´un problème didactique. Notre étude montre que le savoir «quadrilatères » n’était pas parfaitement défini au départ et que c’est avec le temps qu’il est bien clarifié. Nous observons aussi que certaines praxéologies ont évolué en ce qui concerne les techniques utilisées. Du point de vue de la dimension écologique, nous observons que certains types de tâches ont disparu et d’autres ont fait leur apparition. A la fin de notre étude, nous proposons un modèle praxéologique de références mettant en jeu des organisations mathématiques et des types de tâches susceptibles de favoriser une organisation didactique prenant les différentes caractéristiques des quadrilatères.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ibrahima Kériba Doumbia, École Normale Supérieure de Bamako - Mali

Docteur en Didactique des Mathématiques de l’université des sciences, des techniques et des technologies de Bamako (USTTB)

Saddo Ag Almouloud, Universidade Federal da Bahia

Concluiu o doutorado em mathematiques et applications - université de Rennes I em 1992 - França. Foi professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo de abril 1994 a março de 2020, e da Fundação Santo André de 2000 a 2020. Atualmente é professor colaborador da UFPA. e professor visitante da UFBA. Consultor ad hoc da fundação de amparo a pesquisa do estado de São Paulo, da capes, Foi bolsista pesquisador de CNPq, foi coordenador do programa de estudos pós-graduados em educação matemática da PUC-SP de 2007 a 2009 e de 01/08/2013 a 31/07/2017. Foi vice coordenador do referido programa e coordenador do curso de especialização em educação matemática da PUC-SP de 2006 a 2017. Foi professor visitante da UFSC (2020-2021)Publicou mais de 50 artigos em periódicos especializados e mais de 83 trabalhos em anais de eventos. Possui mais de 10 capítulos de livros e 12 livros publicados. Possui 1 software e mais de 62 itens de produção técnica. Participou de vários eventos no exterior e mais de 112 no Brasil. Orientou mais 80 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de educação matemática entre 1996 e 2019. Participou de mais de 200 bancas de defesa de dissertações e doutorados. Coordenou mais de 5 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em educação matemática. É avaliador do prêmio Victor Civita desde 2013. Consultor adhoc da FAPESP, capes e CNPq, é bolsista de pesquisa e produtividade do CNPq, editor chefe da revista educação matemática pesquisa do PEPG em educação matemática da PUC-SP e parecerista de várias revistas cientificas na área de educação matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com mais 80 colaboradores em coautoria de trabalhos científicos.De abril de 1994 a março de 2020, foi professor do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ensino, aprendizagem, geometria, educação matemática, matemática, demonstração, ensino básico, formação de professores, geometria dinâmica, TIC.

Referências

ALMOULOUD Saddo Ag et al. (1990). Collection Mathématiques (7e ,8e et 9e) IPN édition , 1990.

ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da didática da Matemática. Editora da UFPR, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622008000100008

ARTAUD, M. (1997). Introduction à l’approche écologique du didactique. L’écologie des organisations mathématiques et didactiques . IXème école d’été de la didactique des mathématiques. Equipe MAPMO (UMR n° 6628).

BARQUERO, Berta, BOSCH, Marianna, GASCÓN, Josep. The ecological dimension in the teaching of mathematical modelling at university. Recherches en Didactique des Mathématiques, Vol. 33, n°3 pp. 307-338, 2013. Disponível em: https://revue-rdm.com/2013/the-ecological-dimension-in-the/

BOSCH, Marianna, CHEVALLARD, Yves. La sensibilité de l’activité mathématique aux ostensifs. Objet d’étude et problématique. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, 1999, p.77-124, v.19, n°1.

BRASIL. Os parâmetros Curriculares Nacionais, Ministério da Educação e da Cultura. 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf

BROUSSEAU, Guy. Fundamentos e Métodos da Didática da Matemática. In: BRUN, Jean (org.). Didáctica das Matemáticas Lisboa: Instituto Piaget, 1996. Capitulo 1, p. 35- 113.

CHEVALLARD Yves (1999, p. 19). Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathématiques : l’approche anthropologique. Recherches en Didactique des Mathématiques 19(2), 221-266. 1999.

CHEVALLARD Yves. La TAD face au professeur de mathématiques » Toulouse, le 29 avril 2009). Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/La_TAD_face_au_professeur_de_mathematiques.pdf

CHEVALLARD Yves (1992). Concepts fondamentaux de la didactique : perspectives apportées par une approche anthropologique. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble : La Pensée Sauvage, v. 12.1, p.73-112.

CHEVALLARD Yves (1999, p. 19). Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathématiques : l’approche anthropologique. Recherches en Didactique des Mathématiques 19(2), 221-266. 1999.

DUVAL, R. (1995). Sémiosis et pensée humaine. Registres sémiotiques et apprentissages intellectuels

EUCLIDE. Eléments d’Euclide. Disponible em: http://promenadesmaths.free.fr/telecharger/euclide_elements_1804.pdf

FERREIRA, Maridete Brito Cunha. Uma organização didática em quadriláteros que aproxima aluno de licenciatura das demonstrações geométricas. Tese de doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP. Disponível em https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/18952

GASCÓN, Josep. Efectos del autismo temático sobre el estudio de la Geometría en Secundaria. La clasificación de los cuadriláteros convexos. Revista Suma 45, 2004. Disponível em: https://revistasuma.fespm.es/sites/revistasuma.fespm.es/IMG/pdf/44/025-034.pdf

GASCÓN, Josep (2011). las tres dimensiones fundamentales de un problema didáctico. el caso del álgebra elemental Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, vol. 14, núm. 2, julio, 2011, p. 203-231 Comité Latinoamericano de Matemática Educativa Distrito Federal, Organismo Internacional.

GASCÓN, Josep. Los modelos epistemológicos de referencia como instrumentos de emancipación de la didáctica. Revista Educación Matemática, 2014, pp. 99-123. Disponivel em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=40540854006

MONGE, M. et GUINCHAN, M. Collection Mathématiques: 4e et 3e (édition, 1964).

MAIOLI, Marcia. Uma oficina para a formação de professores com enfoque em quadriláteros. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática da PUC-SP, 2002. Disponível em: https://www.pucsp.br/pensamentomatematico/dissertacao_marcia_maioli.pdf

MATTOS, Fernando Cardoso de. Praxeologias e modelos praxeológicos institucionais: o caso da álgebra linear. Tese de doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará, 2017. Disponível em: http://www.gedimufpa.com.br/teses

Ministère de l’éducation nationale (MEN) : CADRE général d’orientation du curriculum de l’enseignement du Mali (Bamako, 28 mars 2000)

PARZYSZ, Bernard. La géométrie dans l’enseignement secondaire et en formation de professeurs des écoles : de quoi s’agit-il ? Quaderni di Ricerca in Didattica, nº 17, 2006, p.128-151. G.R.I.M. (Department of Mathematics, University of Palermo, Italy). Disponível em: https://math.univ-lyon1.fr/irem/IMG/pdf/quad17_BParzysz_06.pdf

PAVANELLO, Régina Maria. O abandono do ensino de Geometria: uma visão histórica, 196 f. Dissertação de mestrado em Educação da Universidade Estadual de Campinas, 1989. Disponível em: https://www.radarciencia.org/artigo/o-abandono-de-ensino-de-geometria-uma-visao-historica

TRAORÉ Bakary, RUSSEL, Claude. Collection Mathématiques (7e 8e et 9e). Édition IPN 1970.

VERGNAUD, Gérard. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques. La Pensée Sauvage. v. 10, n°2-3 1990, p.133-170.

Downloads

Publicado

2023-07-26
Métricas
  • Visualizações do Artigo 150
  • PDF downloads: 79

Como Citar

DOUMBIA, Ibrahima Kériba; ALMOULOUD, Saddo Ag. Dimensions institutionnelle et écologique de l’organisation mathématique «quadrilatères» au second cycle de l’enseignement fondamental au Mali. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023025, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023025.id501. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/501. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)