Práticas socioculturais investigadas no povo Kalunga e suas implicações para a formação de professores

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023007.id546

Palavras-chave:

Práticas socioculturais Kalunga, Abordagem interdisciplinar, Práticas matemáticas culturais, Formação de professores

Resumo

Neste artigo apresentamos uma descrição comentada sobre práticas socioculturais registradas investigadas nas Comunidades Remanescentes de Quilombo Kalunga e Kalunga do Mimoso. Foi realizada um pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, com foco na cultura da comunidade em questão, com ênfase nas informações relacionadas aos processos socioculturais praticados. Para obtenção das informações realizamos entrevistas semiestruturadas, observações e registro em caderno de campo, fotografias e videografias nas referidas comunidades. Das análises resultaram apontamentos indicadores de que a formação obtida pelos professores nas licenciaturas, não envolvem as realidades das comunidades campesinas e quilombolas presentes na região. Assim, propomos uma reorientação dos cursos de formação inicial e continuada de professores em que as práticas mapeadas e descritas possam ser relacionadas aos conteúdos escolares de forma interdisciplinar, possibilitando a promoção de sentidos e significados, por meio da inclusão na ação docente, das atividades praticadas nas comunidades quilombolas, intencionando promover uma aprendizagem matemática escolar integrada com e baseada nessas práticas socioculturais.

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Biografia do Autor

Kaled Sulaiman Khidir, Universidade Federal do Tocantins, Campus Arraias

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Arraias, Av. Universitária S/N, Centro, Arraias, Tocantins, Brasil, CEP: 77330000. 

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

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Publicado

2023-09-23
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Como Citar

KHIDIR, Kaled Sulaiman; MENDES, Iran Abreu. Práticas socioculturais investigadas no povo Kalunga e suas implicações para a formação de professores. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 45, p. e2023007, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023007.id546. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/546. Acesso em: 2 maio. 2024.

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