Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023011.id515

Palavras-chave:

História no ensino da Matemática, Escrita ideográfica, Ideografia dinâmica, Histórias digitais no ensino

Resumo

Neste artigo, discuto a possibilidade de exploração pedagógica da historiografia da Matemática no ensino de Matemática via meios digitais, ou seja, um conjunto de meios que podem ser interconectados para representar o desenvolvimento histórico-conceitual da Matemática, vinculando-a a aplicativos digitais. Para argumentar a favor dessa premissa, tomei algumas teorias, experiências e reflexões advindas de ações docentes e pesquisadores acerca dessa temática, considerando que a historiografia da Matemática sempre foi estruturada na forma de escritas ideográficas dinâmicas, constituídas de linguagens que intencionam promover a comunicação humana, e que, a partir da segunda metade do século XX se conformaram como bases epistêmicas das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Desse modo, é possível evidenciar movimentos em torno dos suportes manuscrito, tipográfico e holográfico, incorporados aos processos de comunicação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

Referências

BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. Tradução Zulmira Ribeiro Tavares. 5. ed. 5ª reimpressão. São Paulo: Editora Perspectiva, 2015 (Serie Debates - Semiologia).

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento II: da Enciclopédia a Wikipédia. Tradução Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2012.

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

BYRNE, Oliver. The first six books of The Elements of Euclid. In: which coloured diagrams and symbols are used instead of letters for the greater ease of learners. Londres: William Pickering,1847.

CIMINO, Al. A história da quebra dos códigos secretos. Tradução Maria Beatriz de Medina. São Paulo: M. Books do Brasil editora Ltda, 2018.

FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Tradução Georg Otte e Mariana Camilo de Oliveira. Belo Horizonte: Fabrefactum Editora, 2010.

GONÇALVES-MAIA. Raquel. Ciência, Pós-ciência, Metaciência. Tradução, inovação e renovação. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011. (Coleção Contextos da Ciência).

GRAYLING, A. C. As fronteiras do conhecimento. O que sabemos hoje sobre ciência, história e a mente. Tradução Desidéria Murcho. Lisboa: Edições 70, 2021.

IFRAH, Georges. História universal dos algarismos 1: a inteligência dos homens contada pelos números e pelo cálculo. Tradução Alberto Muñoz e Ana Beatriz Katinsky. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1997.

IFRAH, Georges. História universal dos algarismos 2: a inteligência dos homens contada pelos números e pelo cálculo. Tradução Alberto Muñoz e Ana Beatriz Katinsky. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1997.

LATOUR, Bruno. Ciência em ação. Como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. Tradução Ivone C. Benedetti. São Paulo: Editora Unesp, 2000.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: um ensaio de antropologia simétrica. Tradução Carlos Irineu da Costa. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2013.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na Era da Informática. Tradução Carlos Irineu da Costa. 1. ed, 1993. 13ª reimpressão. São Paulo: Editora 34, 2004. (Coleção Trans).

LÉVY, Pierre. Ideografia dinâmica. Para uma imaginação artificial? Tradução Manuela Guimarães. Lisboa: Instituto Piaget, 1997. (Original work published in 1991).

LÉVY, Pierre. O que é o virtual. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996.

LOGAN, Robert. McLuhan Misunderstood: Setting the Record Straight. In: Figure/Ground- McLuhan Legacy Network (http://figureground.ca/2011/02/01/the-mcluhan-legacy-network/) Canadá, 2011.

MCLUHAN, H. M. The Gutenberg Galaxy: The Making of Typographic Man. Toronto: University of Toronto Press, 1962.

MCLUHAN, Marshall. A galáxia de Gutenberg: a formação do homem tipográfico. Tradução Leônidas Gontijo de Carvalho e Anísio Teixeira. São Paulo: Editora Nacional; Editora da USP, 1972. (Série: Cultura, Sociedade, Educação, v. 19).

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. Tradução Décio Pignatari. São Paulo: Editora Cultrix, 1964.

MENDES, Iran Abreu. Sobre processos criativos nas histórias da criação matemática. In: Pereira, A. C. C.; Martins, E. B. (Orgs.). Investigações científicas envolvendo história da Matemática sob o olhar da pluralidade. Curitiba: Editora CRV, 2021. p. 63-74.

MENDES, Iran Abreu. Movimentos sequenciais históricos (MSH) como forma de abordagem da Matemática na escola. A sair em 2023.

MENDES, Iran Abreu. History for the teaching of mathematics transformation and mobilization of mathematical knowledge for school. Pedagogical Research, v. 5 (3) em0072, p. 01-10, 2020. Disponível em: https://www.pedagogicalresearch.com. Acesso em: 21 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.29333/pr/8284

MOLES, Abraham. Teoría de los objetos. Tradução Laura Pla Bacin. Barcelona: Editorial Gustavo Gili S. A., 1974. Colección Comunicación Visual.

MOLES, Abraham. As ciências do impreciso. Tradução Glória de C. Lins. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

SANTAELLA, Lucia. Neo-humano: a sétima revolução cognitiva do sapiens. São Paulo: Paulus, 2022. (Coleção Comunicação).

TURING, Dermot. A história da computação: do ábaco à inteligência artificial. Tradução Maria Beatriz de Medina. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2019.

VIGNAUX, Georges. As ciências cognitivas. Tradução Maria Miranda Guimarães. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.

VILLA-FORTE, Leonardo. Escrever sem escrever. Rio de Janeiro: Editora PUC Rio; Belo Horizonte: Relicário, 2019.

Downloads

Publicado

2023-08-01
Métricas
  • Visualizações do Artigo 216
  • PDF downloads: 132

Como Citar

MENDES, Iran Abreu. Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 44, p. e2023011, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023011.id515. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/515. Acesso em: 29 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>