Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a Arte

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p16-31.id231

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Arte e geometria, Anos iniciais, Percepção visual, Pensamento geométrico

Resumo

Este artigo aborda o desenvolvimento da habilidade de percepção visual enquanto elemento necessário para a formação do pensamento geométrico nos anos escolares iniciais. Descrevemos uma ação pedagógica interdisciplinar entre Arte e Geometria, realizada em uma escola municipal de Belém do Pará com 52 alunos do terceiro ano do ensino fundamental, que objetivou explorar as propriedades das figuras geométricas planas por meio do desenho de personagens criados pelos alunos. A atividade constituiu uma estratégia de ensino para integrar conhecimentos artísticos e matemáticos a partir de uma reflexão sobre o problema da hiperespecialização disciplinar. Por fim, discutimos os desenhos produzidos, a partir de relatos orais e fotográficos dos alunos envolvidos, e evidenciamos que a habilidade de percepção visual foi mobilizada para associar as formas geométricas planas às partes do corpo humano e assimilar noções iniciais das transformações geométricas.

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2020-04-30
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Como Citar

MENDES CAVALCANTE, Larissa Gabrielle; FARIAS DA SILVA, Carlos Aldemir; MENDES, Iran Abreu. Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a Arte. REMATEC, [s. l.], v. 15, p. 16–31, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p16-31.id231. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/121. Acesso em: 11 maio. 2024.

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