Remando contra a maré: Programa Escola da Terra, Radicalidade Pedagógica e Emancipação

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023013.id551

Palavras-chave:

Educação do Campo, Formação de Professoras/es, Escolas Multisseriadas, Ensino de Ciências e Matemática, Educação Freireana

Resumo

O artigo pauta a formação permanente de professoras/es efetivada pelo Programa Escola da Terra, das Águas e das Florestas com docentes que atuam nas escolas rurais multisseriadas, destacando questões históricas, legais e intencionalidade na maneira como se concretiza o Ensino de Ciências e Matemáticas mediatizado pelos saberes tradicionais dos povos do campo. O Objetivo analisar o trabalho desenvolvido pelo Programa Escola da Terra, implementado no município de Bujaru/Pará, tendo em vista sua radicalidade pedagógica e emancipação em relação ao ensino de Ciências e as Matemáticas. O Método envolveu a investigação bibliográfica, documental e de campo, no ano de 2020/2021. O Lócus de investigação foi o município de Bujaru, no Nordeste Paraense e o estudo se orientou com as contribuições do Materialismo Histórico-dialético. Os Resultados obtidos indicam paradoxos, limites e conquistas referentes à formação de professoras/es da educação do campo, a forte tendencia que essas/es educadoras/es expressam em suas falas e práticas pedagógicas na orientação de um currículo embasado na pedagogia freireana, utilizando a dialética da práxis como força motriz que mobiliza o diálogo entre os saberes dos povos tradicionais e camponeses e o conhecimento científico, especialmente nas áreas de Ciências e Matemáticas. A Conclusão apontou para existência do diálogo entre os conhecimentos escolares e os saberes tradicionais que orientam uma formação contra-hegemônica, imprescindível para a superação das desigualdades sociais e da invisibilização desses povos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Zanete Almeida Gusmão, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professora do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Augusto Corrêa, 01, Campus Universitário do Guamá, Belém, Pará, Brasil. CEP: 66075-110.

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

Salomão Antônio Mufarrej Hage, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor Adjunto do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Augusto Corrêa, 01, Campus Universitário do Guamá, Belém, Pará, Brasil. CEP 66075-110.

Referências

ANTUNES-ROCHA, M. Isabel; HAGE, Salomão Mufarrej (Orgs.). Escola de Direito: Reinventando a escola multisseriada. In: ARROYO, Miguel. Escola: terra de direito. Belo Horizonte: Autêntica, 2010 (Coleção Caminhos da Educação do Campo; 2).

ANTUNES-ROCHA, M. Isabel; MARTINS, Aracy Alves (Orgs.) Educação do Campo: desafios para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

ARROYO, Miguel Gonzales. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

ARROYO, Miguel Gonzales. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli S.; MOLINA, Mônica C. (Orgs.) Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BRANDÃO, Carlos R. O que é Educação? In: Educação? Educações: aprender com o Índio. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981. (Coleção Primeiros Passos).

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Edições do Senado, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Edições do Senado,1996.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Edições do Senado, 1971.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB nº 5.692/71. Brasília: MEC, 1971.

CALDART, Roseli S. Elementos para construção do Projeto Político e Pedagógico da Educação do Campo. Revista Trabalho Necessário, ano 2, n. 2, 2004. p. 1-16. DOI: https://doi.org/10.22409/tn.2i2.p3644

CALDART, Roseli S. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, Miguel G.; CALDART, Roseli S.; MOLINA, Mônica C. (Orgs.) Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

CORRÊA, Sérgio Roberto Moraes. “Currículos” e Saberes: caminhos para uma educação do campo multicultural na Amazônia. In: HAGE, Salomão Mufarrej (Org). Educação do Campo na Amazônia: Retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará. Belém: Gráfica e Editora Gutemberg, 2005.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

EVANGELISTA, Olinda; LEHER, Roberto. Todos pela educação e o episódio Costin no MEC: a pedagogia do capital em ação na política educacional brasileira. Trabalho Necessário, Rio de Janeiro, ano 10, n.15, p. 1-29, 2012. DOI: https://doi.org/10.22409/tn.10i15.p6865

LACKI, Polan. A escola rural deve formar solucionadores de problemas. 2001.

MINISTÉRIO DE AGRICULTURA. Disponível em https://www.gov.br/agricultura/pt-br. Acesso em: 17 ago. 2020.

MOLINA, Mônica Castagna; HAGE, Salomão Mufarrej. Política de formação de educadores do campo no contexto da expansão da educação superior. Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, 2015. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7174

MOLINA, Mônica Castagna; KOLLING, Edgar; NÉRY, Irmão (Orgs.) Por uma Educação Básica do Campo. UFSCar, 2004.

MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Laís Mourão (Ogs.). Licenciaturas em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências-piloto (UFMG; UnB; UFBA e UFS). Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

MUNARIM, A. Movimento nacional de educação do campo: uma trajetória em construção. 17f. Trabalho apresentado no GT 3: Movimentos sociais e educação. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, MG, 2008.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Cartografias Ribeirinhas: saberes e representações sobre práticas cotidianas de alfabetizandos amazônidas. Belém: EDUEPA, 2008.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

Downloads

Publicado

2023-09-23
Métricas
  • Visualizações do Artigo 109
  • PDF downloads: 61

Como Citar

GUSMÃO, Zanete Almeida; MENDES, Iran Abreu; HAGE, Salomão Antônio Mufarrej. Remando contra a maré: Programa Escola da Terra, Radicalidade Pedagógica e Emancipação. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 45, p. e2023013, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023013.id551. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/551. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>