A EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores

  • Cláudia Rosana Kranz Universidade Federal da Paraíba
  • Leonardo Cinésio Gomes Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação inclusiva, Licenciatura em Matemática

Resumo

Este artigo aborda pesquisa cujo objetivo foi investigar e analisar a perspectiva inclusiva na formação docente em Cursos de Licenciatura em Matemática de instituições públicas da região Nordeste do Brasil. Para tanto, realizamos um levantamento dos cursos por elas oferecidos e de seus Projetos Pedagógicos (PPC) e/ou matrizes curriculares para, após, analisarmos se e de que forma a Educação Especial/Inclusiva é pautada em seus objetivos, nos perfis dos egressos e nas ementas/objetivos dos componentes curriculares ofertados. Concluímos que os PPC não contemplam, na grande maioria, objetivos e/ou perfis de egressos que remetem à atuação docente em classes inclusivas; que a disciplina obrigatória mais predominante, com essa perspectiva – e na maioria dos casos, a única - na formação inicial de professores de Matemática no nordeste do Brasil é a de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e que em poucos cursos são oferecidas outras disciplinas obrigatórias ou optativas nessa área. Assim, temos um longo caminho a percorrer para que os professores de Matemática sejam formados, em nível de Licenciatura, para sua docência junto aos alunos público-alvo da Educação Especial.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

RODRIGUES, D. Educação Inclusiva: mais qualidade à diversidade. In: RODRIGUES, D; KREBS, R.; FREITAS, S. N. (Org.). Educação Inclusiva e necessidades educacionais especiais. Santa Maria: Editora daUFSM, 2005. p. 45-63.

SEVERO, M. do C. de S. Um estudo sobre a trajetória de professores itinerantes na escola regular, em Natal/RN - (1971 - 2011). 2012. Dissertação (Mestrado em Educação)

– Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRN, Natal, 2012.

SOUZA, J.; KANTORSKI, L. P.; LUIS, M. A. V. Análise documental e observação participante na pesquisa em saúde mental. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v.

, n. 2, maio/ago. 2011. p. 221-228.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Modalidade Educação a Distância. Mossoró/RN, 2009. Disponível em

<http://nead.ufersa.edu.br/images/artigos/81/projeto_matematica.pdf>. Acesso em 19 ago.

Downloads

Publicado

2016-03-16
Métricas
  • Visualizações do Artigo 126
  • PDF downloads: 78

Como Citar

ROSANA KRANZ, C.; CINÉSIO GOMES, L. A EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. REMATEC, [S. l.], v. 10, n. 19, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/303. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)