Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023011.id515Palavras-chave:
História no ensino da Matemática, Escrita ideográfica, Ideografia dinâmica, Histórias digitais no ensinoResumo
Neste artigo, discuto a possibilidade de exploração pedagógica da historiografia da Matemática no ensino de Matemática via meios digitais, ou seja, um conjunto de meios que podem ser interconectados para representar o desenvolvimento histórico-conceitual da Matemática, vinculando-a a aplicativos digitais. Para argumentar a favor dessa premissa, tomei algumas teorias, experiências e reflexões advindas de ações docentes e pesquisadores acerca dessa temática, considerando que a historiografia da Matemática sempre foi estruturada na forma de escritas ideográficas dinâmicas, constituídas de linguagens que intencionam promover a comunicação humana, e que, a partir da segunda metade do século XX se conformaram como bases epistêmicas das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Desse modo, é possível evidenciar movimentos em torno dos suportes manuscrito, tipográfico e holográfico, incorporados aos processos de comunicação humana.
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