POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Autores/as

  • Ubiratan D’Ambrosio Universidade Bandeirante de São Paulo

Palabras clave:

História, Matemática, Educação, Educação Matemática

Resumen

Neste trabalho discuto a História da Matemática sob enfoque teórico que considera a origem do pensamento matemático como estratégias desenvolvidas por comunidades para sua sobrevivência e transcendência. Nesse enfoque, ouve-se a população em geral, não somente os acadêmicos. Recorro à linha historiográfica que vai ganhando importância que é sobre os chamados ”invisible actors”. A partir daí, procura-se entender a evolução dos instrumentos materiais (artefatos) e intelectuais (mentefatos) que se organizam como métodos e teorias que levam a invenções e inovações. Dentre esses instrumentos destaca-se a Matemática, objeto das reflexões deste trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2013-04-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1034
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 442

Cómo citar

D’AMBROSIO, Ubiratan. POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. REMATEC, Belém, vol. 8, n.º 12, p. 07–21, 2013. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/355. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.